Quantcast
Channel: O Brasil de Aloysio Biondi
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Pesquisadores podem acessar arquivo do jornalista na Unicamp

$
0
0

O arquivo do jornalista Aloysio Biondi está acessível ao público. Pesquisadores podem visitar o acervo na Universidade de Campinas (Unicamp), a 99 quilômetros de São Paulo.

São documentos e publicações de trabalho e pessoais de 1934 a 2001, com predominância das décadas de 60, 70 e 80. O conjunto consiste em 60 mil recortes de jornais, 3 mil livros, 3 mil revistas, 5 mil artigos, 30 mil páginas de datiloscritos e manuscritos e 60 discos em vinil, segundo contabilização do Centro de Documentação Alexandre Eulalio (Cedae), onde está o material.

A documentação de caráter profissional foi acumulada ao longo dos 44 anos de atividades de Aloysio Biondi em diversos órgãos de imprensa e compreende correspondência, artigos publicados, livros, revistas, recortes de jornais, relatórios, censos e outras fontes de pesquisa e informação do titular. Há, ainda, itens anteriores a seu nascimento, em julho de 1936, e posteriores à sua morte, em julho de 2000.

“A higienização foi toda concluída, assim como o acondicionamento dos documentos, que se encontram climatizados na nossa reserva técnica”, destaca a diretora técnica do Cedae, Flávia Carneiro Leão. O passo seguinte será trabalhar na catalogação de cada item.

O acervo foi doado ao centro em 2009 como parte do projeto de memória O Brasil de Aloysio Biondi, em que uma rede composta por família, ex-alunos e amigos trabalhou na triagem e na conservação dos documentos ao longo de nove anos. O material foi encaminhado para restauro em 2011.

Também estão no centro de documentação, vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, arquivos de Alexandre Eulalio, Bernardo Élis, Flávio de Carvalho, Hilda Hist, Menotti Del Picchia, Monteiro Lobato e Oswald de Andrade, entre outros artistas, intelectuais e personalidades de diferentes áreas.

Relançamento

A Geração Editorial lançou nova edição dos dois volumes do livro O Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi, originalmente publicados pela Fundação Perseu Abramo. A compilação tem apresentação de Jânio de Freitas e prefácio de Amaury Ribeiro Jr.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10